16/08/14

Emigrar


Estamos em 2002, início de Setembro de 2002. As férias de verão tinham chegado ao fim e estava na altura de eu abraçar uma nova etapa na minha vida. Era uma criança de cinco anos, inocente, com a ideia de que o Mundo era cor-de-rosa, que estaria apenas noutro País, quanto ao resto, tudo se manteria igual – que ingénua que eu era! A verdade é que esta era uma realidade diferente daquela a que estava habituada, era um mundo novo, desconhecido. Tudo era diferente: As pessoas, o ambiente, o idioma,... Lembro-me que foi em Dezembro desse mesmo ano que, pela primeira vez, vi neve ‘ao vivo’. Que euforia se viveu naquele mês! Era uma novidade, algo que eu desconhecera até então. Sim, sou emigrante! Há doze anos, mais coisa menos coisa! Hoje, mais consciente, mais crescida e com “olhos de ver”. Hoje, sinto a dor da saudade, o sabor salgado de cada lágrima na hora de mais uma despedida. Se por um lado ganhei bastante, por outro perdi tanto ou mais. Os melhores anos da minha vida não são passados junto dos amigos que conheço desde criança, por exemplo. Senti na pele a dor da perda. Vi partir pessoas que amava sem me poder despedir delas, sem lhes poder dar um último beijo, um último abraço e dizer-lhes uma última vez o quanto as amava. Nem sempre as pessoas são simpáticas connosco, afinal “não somos de cá”, este País não é o nosso. E se há coisa que ainda hoje me custa, é ouvir comentários de pessoas pouco sábias, convictas de que a vida de emigrante é fácil. Que é uma vida repleta de luxos, que é só “abanar a árvore” e os “frutos” que caem são notas de 500€. A vida de emigrante é mais exigente que aquilo que possam pensar! Vivemos com o coração apertado, com a esperança de um dia podermos regressar para junto daqueles que amamos, para o País que nos viu nascer. Trazemos no peito uma saudade imensa, que nos aperta o coração dia após dia. Andamos um ano inteiro ansiosamente à espera do mês de Agosto, para podermos finalmente regressar às origens e reencontrar aqueles que amamos. Quando falo sobre o que é a minha vida agora, não é de todo para me vitimar. É apenas para, pelo menos, tentar que percebam que não é fácil levar uma vida assim, que não é uma vida de sonho como muitos continuam a dizer “à boca cheia”! Não falem de uma realidade que vocês desconhecem e respeitem quem um dia deixou a sua zona de conforto rumo a um Mundo novo!  





6 comentários:

  1. As pessoas que dizem que os emigrantes têm uma vida fácil são pessoas que não se sabem colocar no lugar das outras e que só vêem a parte cor de rosa da vida dos outros e a parte negra das suas vidas, deixam-se cegar pela inveja. Apesar de nunca ter passado pela experiência percebo a dor que deve ser estar longe de quem amamos, do país e da cultura com que nos identificamos. Adoro a aventura do desconhecido, mas mesmo assim prefiro estar aqui. Eu teria emprego garantido na minha área se emigrasse, mas não o fiz, isso tem uma razão de ser, prefiro ser mais pobre e viver aqui, foi uma escolha que fiz e tenho sorte que os meus pais me emprestaram uma casa para viver porque senão não teria outra hipótese senão emigrar. As pessoas que acham que a vida de emigrante é maravilhosa não emigraram porquê? Talvez não seja uma vida tão maravilhosa assim senão emigravam também. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso é o que mais me chateia, é o facto de falarem de uma realidade que desconhecem. Falarem como se nós, emigrantes, vivêssemos vidas de luxo, quando na verdade não é assim. E como tu há muitas pessoas, infelizmente.. Espero que te consigas manter aí, linda, a verdade é que não há nada como poder estar junto dos nossos. Há coisas que nem a maior fortuna pagam e o facto de podermos ter a nossa família connosco é uma delas. Estou como tu: Se acham a vida de emigrante tão boa, porque não emigram também? Porque não tentam esta 'vida de luxos' também? O problema das pessoas é falarem muito e saberem pouco. São tão pequeninas, que nem sequer têm noção do quão ridículas se tornam! Mas pronto, a vida é assim mesmo e há coisas que não nos compete a nós mudar e mudar a mentalidade de certas pessoas é uma delas!
      Obrigada pelas tuas palavras! :)

      Eliminar
  2. Respeito e admiro toda essa luta por que passas-te, por mudares de país e tentarem melhorar a condição de vida.
    A vida de Emigrante é sem dúvida complicada mas, acredito, que se acabe por alcançar o que se quer.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca passei por essa experiência, mas acredito que seja mesmo das mais difíceis pela qual alguém poderá passar. Ter que sair do seu país em busca de algum conforto (o mínimo que seja para se poder viver com dignidade) já é, por si só, suficientemente cruel. E depois é tudo aquilo que fica para trás. O que se perde. Os momentos que não se vivem. As pessoas que não vemos crescer. Pode-se ganhar outras coisas, mas a sensação é que nunca colmatará o que se perdeu. Ser emigrante é viver com a saudade sempre à flor da pele.

    Um grande beijinho <3

    ResponderEliminar
  4. Acredito! Sim, um dia todo esse esforço será recompensado :) não tens que agradecer, minha querida, estou aqui para isso <3

    ResponderEliminar
  5. Só para quem merece! Não tens que agradecer, minha linda <3

    ResponderEliminar

Voltar ao Topo da página
Powered By Blogger | Design by Patrícia Caetano